sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Inteligência Computacional e Loteria

O campo da loteria é um ambiente desafiador e chega a ser até desanimador para os seguidores da Inteligência Computacional. A própria metodologia aleatória para obtenção dos resultados de loteria já insere uma enorme dificuldade para um processamento satisfatório das técnicas de IC, que em sua maioria trabalha em busca de padrões e tendências. Mas como encontrar padrões em um universo totalmente aleatório?

No entanto, este deve ser objetivo de jogos de sorte: ser imprevisível e como sua própria definição diz, com base na sorte. Esse tipo de jogo é tão eficaz que já existe há décadas e com muitas variações: Mega Sena, Loto Fácil, Dupla Sena etc.

Existe uma crença, mesmo que inconsciente, da existência de padrões para a formação dos resultados, como já comentado em um post antigo. Reflita sobre as seguintes questões:

1 - Você apostaria um jogo com dezenas sequenciais do tipo [07-08-09-10-11-12]?
2 - Você apostaria para o próximo concurso as mesmas dezenas sorteadas no último concurso?

A resposta para a 1ª pergunta geralmente é NÃO e a explicação lógica é que nunca aconteceu em um sorteio de Mega Sena de todas as dezenas sorteadas serem sequenciais. Logo, a "probabilidade inconsciente" deste jogo ser sorteado é quase zero.

A resposta para a 2ª pergunta em geral também é NÃO. E a explicação é que estas dezenas já foram sorteadas em um jogo anterior e a "probabilidade inconsciente" deste jogo ser sorteado novamente é quase zero.

Estas seriam as respostas e explicações que a maioria das pessoas daria. Perceba que de certa forma as explicações para as duas respostas são contraditórias. Para a 1ª questão a explicação é que um padrão desconhecido não teria chance de aparecer. Para a 2ª questão a explicação é que um padrão conhecido não se repete.

Existem várias explicações. Outra explicação para a 2ª questão poderia ser que nunca houve repetição das mesmas dezenas já sorteadas anteriormente, mantendo a linha de raciocínio da 1ª explicação. Enfim, independente da explicação, inconscientemente temos a ideia de que podem existir padrões implícitos neste universo.

Supondo a existência de padrões neste universo o desafio em realizar previsões não é somente em detectar tais padrões, mas de realizar uma previsão precisa de cada dezena. Em outras palavras, previsões realizadas para outras situações não se aplicam para o caso de loterias. Seria como a previsão do tempo informar exatamente a temperatura de determinada hora do dia seguinte. Na verdade, essa previsão é feita de forma imprecisa e dentro de uma margem de tolerância (ex.: temperatura na parte da manhã varia entre 17 e 20 graus). Outra analogia seria prever exatamente a variação do valor de uma ação da bolsa no dia seguinte (a ação X vai fechar o dia com variação de +2,47%), quando na verdade os sistemas de previsão aplicados à bolsa tentam identificar se haverá movimento de alta ou baixa.

Este tipo de "previsão imprecisa" não se aplica à loteria, onde há a necessidade de prever exatamente a dezena que será sorteada. E na verdade a imprevisibilidade é o objetivo deste tipo de jogo. Entretanto é também o que nos instiga a tentar detectar alguma lógica para guiar nossas apostas.

Abraços e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário